5 razões para você adotar o WhatsApp Business

Desenvolvido para melhorar o atendimento ao cliente de pequenas e médias empresas, o WhatsApp Business é a mais recente versão do aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, presente em mais de 95% dos smartphones brasileiros.

Com tanta gente utilizando o aplicativo, ele passou a ser um dos principais canais de contato entre os consumidores e empresas. Ficou claro que era preciso uma versão com mais funcionalidades, capaz de permitir às empresas prestar um atendimento melhor ao mesmo tempo em que possa gerenciar seus contatos.

Recém lançada, a versão WhatsApp Business possui recursos interessantes para empresas de pequeno e médio porte, que terão um ganho imediato em sua produtividade, pois deixarão de preencher planilhas, fazer anotações ou contar com a memória para registrar os contatos que recebem durante o dia por este canal.

Conheça neste artigo as principais funcionalidades do WhatsApp Business e confira 5 motivos para você adotá-lo imediatamente na rotina de sua empresa:

1- O Aplicativo foi desenvolvido para empresas como a sua

É importante deixar claro que a utilização do WhatsApp Business não altera em nada a experiência do cliente de sua empresa. Ele continuará interagindo pela versão normal do aplicativo.

É na sua empresa que deverá fazer a instalação do WhatsApp Business e começar a configuração. E é justamente na configuração inicial que começam os diferenciais.

A partir de agora, sua empresa terá um perfil profissional, será sinalizada como comercial, o que permitirá mais segurança para seus clientes, já que a conta da empresa é verificada e ganha o status de canal oficial.

Informações adicionais deverão ser preenchidas como a descrição do negócio, horário de atendimento, e-mail, endereço e site oficial. Elas serão vistas pelos seus clientes ao visualizar o perfil de sua empresa.

Outro fator que demonstra o quanto o WhatsApp Business é destinado a pequenas empresas, é que ele permite esta mesma personalização para empreendedores individuais, ideal para corretores autônomos por exemplo.

2. Seus clientes estão esperando por este canal de atendimento

WhatsApp Business é também uma oportunidade de alinhar com seus clientes, as expectativas com relação aos canais de atendimento.

Estudo recente realizado pela CX Trends apontou que existe uma diferença entre os canais de atendimento disponibilizados pelas empresas e aqueles que os clientes desejam para falar sobre compra ou pós venda.

Segundo as empresas, os mais mais utilizados pelos clientes são: Telefone (88%), E-mail (86%), WhatsApp (57%). Já na opinião dos clientes, os canais disponibilizados pela empresas são: Telefone (66%), E-mail (56%), Chat no site (38%), Autoatendimento (36%), WhatsApp (27%).

Quando perguntados sobre qual canal de preferência para estabelecer contato, os clientes responderam que preferem em primeiro lugar, o telefone (53%) e logo depois o WhatsApp (47%).

Trazendo estes números para o cenário das empresas imobiliárias, é muito difícil fazer a gestão de todos os contatos que chegam através do WhatsApp, por isso, muitas empresas preferem receber seus leads por e-mail ou através de ferramentas de CRM.

Mas quem dedica tempo no aperfeiçoamento e na utilização deste canal, tem percebido um retorno maior por parte de seus clientes e para estes, o WhatsApp Business é uma mão na roda.

3. Permite maior personalização e agilidade no seu atendimento

Consegui ótimos resultados com o atendimento ao cliente via WhatsApp, utilizando scripts com perguntas mais frequentes sobre um lançamento ou destaques em anúncios.

Para ganhar agilidade, sempre utilizei a versão Web do aplicativo, para poder fazer todo esse processo no computador. Depois de realizado o atendimento, fazia manualmente a classificação e a segmentação dos mesmos em planilhas e só depois no CRM. Um trabalho e tanto.

Neste sentido, o da agilidade e personalização, é que está um dos principais motivos para você adotar o WhatsApp Business. Ele possui a possibilidade de personalizar respostas rápidas e automáticas para perguntas frequentes.

Também possibilita avisos automáticos para serem utilizados por exemplo nos horários em que sua empresa esteja fechada ou quando simplesmente, não é possível atender imediatamente.

Adicionar etiquetas as conversas é também um recurso útil tanto para criar segmentações, como para fazer o gerenciamento posterior ou o envio de listas de transmissão mais efetivas.

4. Fornece estatísticas de fluxo de mensagens

Um recurso que falta ao WhatsApp, mas que felizmente está presente no Business é a capacidade de gerar estatísticas.

Ainda que não sejam muito detalhadas, elas estão lá ali, e permitirão a você saber quantas mensagens sua empresa enviou, quantas foram entregues, quantas foram lidas e as que foram recebidas.

Esta capacidade de gerar dados estatísticos, aliada a segmentação por etiquetas farão com que suas mensagens em grupo sejam muito mais completas! Imagine enviar pelo WhatsApp o convite para a abertura de um imóvel decorado, e nele inserir a localização, apenas para seus contatos com real interesse.

Agora é possível! E com dados estatísticos.

5. Você estará entre os primeiros a receber novas funcionalidades do aplicativo

Quem é usuário do WhatsApp (e quase todo mundo é), sabe que o ritmo de atualização e de lançamento de novas funcionalidades do aplicativo é constante.

Por isso, é possível acreditar que este mesmo ritmo de disponibilização de novas funcionalidades deverá ser visto também no WhatsApp Business.

Na Índia por exemplo, já é possível realizar pagamentos pelo app. Características presentes em outras ferramentas de mensagem como a transferência de atendimento para outro usuário ou a possibilidade de integração com chatbots deverão chegar ao WhatsApp Business e serão bem vindos.

E a maneira de estar entre os primeiros a utilizar novas funções e com isso prestar um melhor atendimento ao cliente além de estar à frente da concorrência é utilizando a versão atual.

Eu já adotei o WhatsApp Business no meu trabalho. E você? Já está utilizando o aplicativo? Encontrou na ferramenta boas oportunidades de negócio? Conte para nós nos comentários.

Um abraço e até a próxima.
Denis Levati

fonte: Artigo escrito por Denis Levati, profissional do mercado imobiliário com experiência na implantação e no desenvolvimento do atendimento online e na otimização de resultados de anúncios digitais.