Campanha de extermínio ao Spam

Convocamos você, internauta, a participar.

Sim, você mesmo, um indivíduo, em frente ao seu computador.

Contextualizando:

Spam é uma praga. Antigamente, e ainda agora, nossa caixa de correio em frente de casa ficava cheia de panfletos, jornaizinhos, cartõezinhos, etc. Isso era e é uma correspondência não solicitada. Mas na nossa sociedade, este gesto de entregar folhetos nas caixas de correio alheias ou de entregar papéis nos carros parados no trânsito é aceito e entendido como publicidade, marketing.

exterminio-ao-spam

Assim sendo, somos tolerantes. Sabemos que alguém, empresa ou trabalhador, investiu seu dinheiro naquele material e procura estabelecer-se, conquistar novos clientes, trabalhar. E precisa ser conhecido, encontrado. Assim, busca você em sua casa. Sabemos também, bons cidadãos de terceiro mundo que somos, e acostumados a ser, que aquilo ali gera emprego, trabalho. Tem sempre alguém entregando estes folhetos. E sendo pago pra isso. É um trabalho honesto, aceitável, mesmo que me incomode um pouco. Tudo bem, é a maquina sócio-econômica brasileira funcionando, tentando gerar dinheiro, pessoas buscando seu lugar ao sol.

Lembro-me que, nas aulas de marketing e no ambiente das agencias de comunicação, tentávamos medir o retorno dessas ações: Girava em torno de 3%. A cada 100 panfletos distribuídos, menos de três telefonemas seriam dados para o tal negócio. Pouco, mais aceitável. Era assim.

Com a internet, essa prática virtualizou-se. Tornou-se poderosa em seu alcance, e simplificada em sua forma. Mas com algumas diferenças:

  • Meu email é mais pessoal que a minha caixa de correio em frente a minha casa;
  • A boa fé das pessoas é explorada, e muitos são enganados e roubados;
  • 70% de todos os emails do mundo são spam; Já foi 90%!
  • 90% deles são golpes, transportam vírus, trojans, esquemas enganosos, etc.;
  • E diferente das suas raízes (panfletos), não geram mais empregos.

Hoje, um programador qualquer solta na internet rotinas, robôs automatizados que tem como função pescar emails. De várias formas, a maioria delas desonesta ou sub-reptícia, essas rotinas apropriam-se de seu email particular, e o acumula junto com milhares de outros em um banco de dados. Em seguida esse banco de dados é vendido para uma atividade chamada Email marketing. E é assim que vc recebe, na sua caixa de entrada, uma mensagem te oferecendo um imóvel a venda na cidade de Itaveruna, seja la onde isso for. E essa mesma lista é usada para avisar fraudulentamente que sua conta esta vencida, que seu banco informa isso ou aquilo, que vc deve clicar qui para ver o dinheiro que foi depositado na sua conta, que seu cpf foi protestado, que sua senha vai vencer, que vc deve clicar para ver as fotos sacanas, que se você clicar aqui tudo vai ficar bem, que tem um príncipe africano que precisa salvar muito dinheiro, e passará tudo pra você, basta você lhe antecipar o valor dos impostos. 🙂

Observe que existe uma diferença entre o spam e o email marketing sério. Se você se cadastrou em uma loja, fórum, um blog ou uma rede de notícias, você vai receber mensagens oriundas destes. Normal, você se cadastrou como cliente ou usuário, demonstrou que se interessa por aquilo. Spam é o resto, propaganda e mensagens de lugares e pessoas que vc nunca viu na vida.

A cada 10 emails que recebe por dia, quantos são válidos? Porcarias, propagandas que não pedimos e não queremos. Essa é a definição básica de spam, uma mensagem não solicitada.

Os grandes provedores de internet de todo o mundo estão engajados no combate ao spam, fazendo o possível. Mas sem a participação individual, dificilmente poderão vencer.

Tem uma forma de você ajudar a combater essa praga:

MARQUE A MENSAGEM COMO SPAM

Simples assim. Normalmente, apenas apagamos a mensagem e nem pensamos mais nisso. Claro, quem faz isso são as pessoas mais experientes. Infelizmente, ainda, os noviços ou os mais idosos vão ser infectados, enganados, terão seu computador invadido, senhas roubadas, janelas abrindo pra todo lado sozinhas, etc. Isso porque vão clicar, matar sua curiosidade, confiar, ver o que é… E babau.

Mas, se a partir de hoje vc MARCAR AQUELA MENSAGEM INDESEJADA COMO SPAM, (todos os programas de email tem essa opção de marcar como spam, ou lixo eletrônico)  os resultados em curto prazo serão excelentes. Quando você marca uma mensagem como spam na sua caixa de entrada, ao invés de simplesmente deleta-la, você esta alertando que aquilo é lixo, porcaria, indesejado. E quanto mais pessoas avisam que aquela mensagem especifica é um spam, mais rápido os filtros anti-spam dos provedores de internet e dos gigantes da web irão detectá-la e tira-la de circulação. E melhor: você, internauta mais experiente, está ajudando a proteger o noviço, ou o idoso da casa ao lado!

Com esse movimento, a eficácia da ação de spam irá ficando cada vez menor, até tornar-se inútil e parar de ser usada. Esse é o caminho.

 

Deixe um comentário seu!

%d blogueiros gostam disto: