Gestão de sites – o que é?

Ao longo dos ultimos anos, as empresas perceberam a importância de possuir seu website, paginas web de presença corporativa daquela empresa.

Aos poucos, foi surgindo a compreensao de que a internet veio para ficar, e mais, o futuro passa por ali. Hoje, não é mais concebivel uma empresa que não tenha seu site de presença corporativa na web, que se apresente com um site bonito para que “a cara” da empresa ou negócio esteja disponivel a todo o mundo.

Estes websites tem varias funções: comunicam-se com o cliente atual, buscam convencer o prospect de que aquela é a melhor empresa para que ele compre o produto ou serviço que esta procurando. Servem de porta de entrada para os funcionarios acessarem o sistema ERP da empresa, para que o cliente consulte sua ordem de serviços por exemplo, ou seja, um site passa aos poucos a ser um departamento autonomo da empresa.

Isso é muito importante: um site da sua empresa não é uma pintura na parede virtual. Ele é um canal de comunicação com seu cliente ou com quem quer comprar seus produtos e serviços. Se vc vai visitar seu melhor cliente, vc toma alguns cuidados: faz a barba se homem, coloca sua melhor roupa, uma pastilha para o hálito… Em um website, seu potencial melhor cliente vai ve-lo agora, e formar uma imagem a seu respeito agora! Compreende isso?

Uma grande quantidade de empresas contratou profissionais ou agencias de publicidade para construirem seus websites. Estes foram feitos e publicados.

Só que parou ai. São inúmeras as empresas que depois da primeira vez em que o site foi construido, não mais tocaram nele. Isso se traduz em telefones que não existem mais, produtos que ja sairam de linha e ainda estão publicados, e uma massiva quantidade de novos produtos que nunca foram publicados.

E piora: Nunca se fez para estes sites nenhum tipo de otimização. A indexação junto aos buscadores é modesta e passiva, conseguida apenas pelo tempo de existencia de um determinado site. Quanto mais tempo um site esta no ar, maiores são as chances do google e outros encontra-lo.

Acreditamos que um website de presença corporativa não deve ser tratado desta maneira. Por isso, a coisa da gestão de sites.

Um site na internet é extremamente importante para o seu negocio. Quase todo mundo ja sabe disso. E são muitas as empresas que ja fizeram seus websites.
Aqui no GQP, acreditamos que, como em qualquer outro departamento ou área da sua empresa, um site precisa de um gestor. Alguem que cuide de seu desenvolvimento, evolução, atualização constante, avaliação de desempenho e obtenção de resultados práticos.

Não aceitamos mais como possível esta coisa de um site publicado a meses ou anos, sem qualquer atualização. Sem receber novos conteudos.

É como uma vitrine de vidro de uma loja, ficando empoeirada, suja e desatualizada, onde ninguem passa um pano ou um espanador. Meio deprimente esta visão né?

Um site sem gestão é assim. E é esta a imagem que as pessoas em todo o mundo vão fazer da sua empresa ou do seu negócio.

Em um mundo como o da internet e da informatica, as coisas andam muito depressa. São novas tecnologias e capacidades sendo criadas e tornadas disponiveis todo o tempo.

E milhões de novos sites entram na web todo mes. Como um site sem gestão conseguirá ser encontrado em meio aos zilhoes de sites na internet hoje?

Um gestor de websites deve:

  1. Manter seu website constantemente atualizado, conteúdos, fotografias, textos, filmes periodicamente up-to-date;
  2. Aplicar e reaplicar as novas tecnologias disponíveis para layout e ilustração, alem das novas possibilidades de comunicação entre a empresa e o leitor (cliente ou prospect) de seu website;
  3. Trabalhar constantemente a otimização (SEO)
  4. Promover a participação das equipes de funcionários da empresa na elaboração do website em si, completando-o, alterando-o, adaptando-o, ate que seu website fique com “a cara” da empresa ou negocio que representa
  5. Medir resultados: de que adianta um site na internet sem sabermos o que ele traz de resultados para a empresa? De que adiantaria um departamento comercial da sua empresa, ou uma linha de produção, sem estatísticas e metas de resultados? Mesma coisa, um site deve ser mensurado constantemente, uma busca continua de melhores posicionamentos e conquista de mercado

Sabemos que a principal razão para que um website de empresa esteja parado e desatualizado são os custos, muitas vezes altissimos cobrados pelo mercado.

Criamos então um sitema de parceria, chamado PLANO PREFERENCIAL, onde perante uma pequena mensalidade sua empresa passa a ter um webmaster gestor para o seu website.

Este é o diferencial do GQP. Seu site estando conosco, estará bem gerido e cuidado. Está sendo trabalhado constantemente para obter os resultados esperados.

GQP – Gente que Pensa – Gestão de sites

 

One thought on “Gestão de sites – o que é?

  1. Pingback: Sebrae e Google juntos | GQP Websites Blog

Deixe um comentário seu!

%d blogueiros gostam disto: