Hoje, quando você faz uma busca no Google, este mecanismo de buscas procura em seus dados, previamente indexados, e te retorna as opções (respostas) mais adequadas, tenha você digitado sua pergunta em um desktop ou em um smartphone. Agora, ele pretende separar as duas coisas, oferecendo-lhe respostas potencialmente diferentes, dependendo de qual equipamento você está utilizando.
Isso parece estar acontecendo por conta do grande volume de websites que oferecem sim conteúdo e informação, mas ainda não estão adaptados para as telas pequenas dos smartphones. E vão ainda mais longe: este novo índice irá priorizar conteúdos adaptados ou próprios para celulares, e se transformará no principal do Google, deixando o índice para desktops – o computador comum – efetivamente em segundo plano, e recebendo menos atenção e atualizações. É mais um passo na direção de consolidar o reinado absoluto dos smartphones sobre a internet.
O que vai acontecer neste futuro? Será o começo do fim dos notebooks, computadores de mesa, das telas grandes?
Mobile first
O Google já vinha experimentando a ideia do índice para mobile, e concluiu que faria sentido mudar.
Não está claro como isso iria funcionar. Por exemplo, se o índice para mobile se transformar em seu principal índice, ele não irá realmente ser utilizado nas buscas dos desktops? Por que não? Qual o problema real em um website dimensionado para a tela pequena ser mostrado na tela grande?
A intenção é segmentar ainda mais os públicos, agora não por cidade, bairro, etc, mas proporcionar a oferta de produto ou serviço no momento em que o usuário está na avenida x, cruzando com a y?
Este gesto enterra de uma vez por todas a busca orgânica e foca exclusivamente em adwords, ou seja, conteúdos pagos?
Existe realmente o site que tenha seu foco dirigido apenas para celulares, e não se interessa por desktops? Qual o sentido disso?
São muitas as perguntas. Saberemos ao longo dos próximos meses.
Att
Equipe GQP
———————————
Mobile index will be primary & desktop secondary-think about what are the main differences between your mobile & desktop #pubcon @methode pic.twitter.com/umwBoYA6Cx
Google will still have a desktop index, it just won’t be as fresh as the mobile index. #pubcon
Links will be scarcer on mobile. There will be loss of tokens (words). People put less content on mobile devices. #pubcon
fonte: Search Engine Land