Importancia de se trabalhar um site na WEB

99% das pessoas não compreendem quando se fala em se trabalhar um site. O que isso quer dizer?

Fazer acontecer um site. Como assim?

Tenho pensado em como explicar isso ao leigo. O proprietário de um website, aquele que decide fazer um site, criar um site, precisa saber como essa coisa funciona.

Quando vc investe num site do seu negocio, seus objetivos primarios devem ser definidos. Procure responder as seguintes perguntas:

  1. o que eu quero com um site?
  2. o que é ou será o meu website?
  3. de que forma um site fará parte de meu negócio?
  4. como meu site será localizado em meio aos zilhoes de outros na internet?

O que eu quero com um site?

1.1. Um website deve servir para complementar seu negócio. deve ser uma ferramenta de apoio as vendas, assim como uma apresentacao do negocio em si, mostrando nossos pontos fortes, nossos diferenciais competitivos. Como uma boa vitrine, deve mostrar nosso produto ou serviço de uma forma que cative e chame a atenção de nosso publico, mostrando que estamos prontos a atende-lo naquele quesito.

1.2. Deve ser vendedor, ser capaz de se comunicar com seu cliente ou prospect logo a primeira vista. Deve fazer com que este queira comprar o que vc vende, na hora. Deve fazer com que ele ligue para vc, que visite seu estabelecimento, que queira consumir o seu produto ou serviço.

1.3. Deve ser uma extensão natural do seu negócio, ter “a cara da sua empresa”. Deve possuir detalhes unicos que caracterizem o que vc é e o que vc faz. Ao visitar seu site, o internauta deve ter uma experiencia proxima e melhorada do que seria ele visitar pessoalmente seu estabelecimento. Todas as provaveis perguntas que ele faria ja devem estar previstas, assim como suas melhores respostas.

1.4 Deve ter conteudo e imagem. Conteudo explicativo, claro, linguajar simples. e deve ser bonito tambem. Um site bonito é um site com belas imagens, boa distribuição de conteudo na pagina e um jogo de cores agradavel e harmonioso. Pode ser ate vermelho, mas com harmonia…

O que é ou será meu website?

2.1 Será uma coisa solta publicada ou parte de uma estratégia?

2.2 Será institucional ou uma ferramenta de vendas?

2.3 Será uma obra de arte virtual ou um instrumento de comunicação com meu cliente ou prospect?

2.4 Ele deve ser um pouquinho de tudo: Ser parte de uma estrategia de comunicação social, ser a cara do seu negocio para quem navegue, ser interessante a ponto de merecer ser lido e navegado, deve ser capaz de falar e conversar com seu cliente ou potencial cliente, deve ser constantemente renovado e atualizado. E deve ser bonito, agradavel, coerente visualmente.

2.5 E deve ser gerido por um profissional, que aplique as técnicas de SEO (otimização do site) fazendo com que ele seja encontravel, disponivel e realmente valioso para o seu negócio.

De que forma um site fará parte do meu negocio?

3.1 Depois de pronto, um site deve ser cuidado. Da mesma forma que vc faria com uma vitrine expositora de vidro em sua loja, um site deve ser limpo constantemente, espanado, renovado, seus itens devem ser redistribuidos, melhor posicionados. Sua vitrine expositora de vidro nao deve ser estatica, seu site tambem precisa sempre estar em constante evolução.

3.2 Semanalmente ou mensalmente, promova algum produto ou serviço. Acrescente novidades ao seu portfolio. Altere suas cores. Inclua novos artigos sobre sua atividade, seus produtos. Fale sobre as experiencias de seu cliente. Em resumo, busque fazer de seu site um ponto de referencia na internet sobre a atividade que vc exerce

3.3 Se não vc mesmo, defina junto a seus funcionários as atribuições e responsabilidades de desenvolver seu website. Precisa ser uma atribuição profissional, ser responsabilidade sua e de sua equipe manter seu webmaster constantemente bombardeado de informações novas, imagens novas, assuntos novos.

3.4 Novas tabelas de preços, novos produtos adicionados ao catalogo. Novidades. Acontecimentos gerais que envolvem seu dia-a-dia de trabalho. Defina um responsavel para que tudo isso chegue ao seu webmaster. Um canal de comunicação e repetição de informações constantes, fixo, deve ser estabelecido.

3.5 Avalie seu site perante seu cliente. O que ele acha, o que ele viu, como foi a experiencia dele ao navegar pelo site. Entender e reproduzir isso é chave para o sucesso virtual

Como meu site será localizado em meio aos zilhoes de outros na internet?

4.1 Imagine a internet como um livro grosso. Não uma biblia comum, algo mais parecido com um unico livro formado por 150 biblias coladas uma em cima da outra. esse livrão é a internet. Seu site vai ser uma ou duas palavras perdidas no meio deste livrão…

Impossível que vc seja achado? Não exatamente. Um bom webmaster dispoe de uma infinidade de técnicas que fazem possivel a aquela pessoa que quer comprar/consumir seu produto ou serviço localizar vc.

4.2 Esta é a questão chave para a coisa de se ter um site: ser localizavel. 🙂

4.3 Vejo todos os dias sites maravilhosos, imagens lindissimas, cores deslumbrantes e harmoniosas. Vc olha para o site e diz: _Que lindo! De que é este site? Ninguem sabe responder. A logomarca é linda, mas não diz nada. As imagens são lindas, mas podem ser de uma fabrica de jeans ou de jovens da oitava igreja adventista, ninguem sabe!

4.4 E só piora. Essa obra de arte tão linda e impressionante, mas 80% das pessoas que tentarem ver essa pagina não vão conseguir, mesmo estando nela. Isso acontece porque as imagens são pesadas, os aplicativos poderosos, e 80% dos brasileiros usam o internet explorer mais antigo, incapaz de ver coisas novas, ou sua maquina mais antiga não tem capacidade de processamento suficiente, ou teem uma conexão com a internet mais lenta.

4.5 E piora ainda mais: O Google, por exemplo, é peça chave na vida de qualquer webmaster que queira ter seu site visto pelo seu publico-alvo. E para quem não sabe, quem faz a maior parte do trabalho de indexação dos sites é um robô. E para um robô comum, uma foto ou filme maravilhosos simplesmente não fazem diferença. Essa foto aqui:

Imagem do recife de coralquer dizer para um robo o seguinte = [Imagem do recife de coral]. Ou qualquer outro nome que a foto tenha recebido antes de ser publicada. Muita gente salva sua foto apenas como foto1.jpg. E é apenas isso que ela será na web, mais uma [foto1] qualquer…

4.6 Como essa frase que fala de um recife de coral podera ser util para ajudar seu site a ser encontrado? E esta é a realidade de muitos sites. Todos concordam que a imagem acima é deslumbrante, porem, estará perdida dentro do “livrão” que é a internet.

É importante que, mesmo o leigo, compreenda os desafios que o simples ato de se publicar um site na internet representa para quem leva isso a sério. Para quem pretende ter sucesso e ampliar seus negócios usando desta incrivel ferramenta que é um site próprio na internet.

Um website não deve ser apenas um apendice virtual inutil, para que meia duzia de seus amigos e parentes possam visitar e falar _Nossa, que legal! Que bonito o seu site!

Um site de verdade precisa acontecer. E vc, ainda acredita nessa estória de “faça o seu próprio site” ou “Criar sites grátis?”

GQP é Gente que pensa.

3 thoughts on “Importancia de se trabalhar um site na WEB

  1. Pingback: Por que otimizar sites e blogs na internet? | GQP Websites Blog

  2. Pingback: Otimizar sites e blogs na internet. Pra que isso? » Crônicas da KBR

  3. Pingback: Sebrae e Google juntos | GQP Websites Blog

Deixe um comentário seu!

%d blogueiros gostam disto: