Internet, web, Facebook, Twitter, Google – Onde eu vou me concentrar?

Esclarecendo as coisas – A verdade sobre redes sociais

Os negócios e empresas que observam com mais cuidado as suas presenças corporativas virtuais estão sempre em dúvida sobre onde focar seus esforços (e dinheiro!) na internet.

A confusão é comum. As plataformas que mais chamam a atenção das pessoas são invariavelmente as menores, menos efetivas, mais “barulhentas”, porque aparecem mais rápido para você, através de seus amigos e conhecidos. O quadro a seguir mostra aproximadamente a realidade deste tema:Sem título-3

A internet é algo vasto e repleto de possibilidades. Os buscadores de internet, como o Google e o Bing, são a mais completa ferramenta para encontrarmos e sermos encontrados no mundo virtual, e mesmo assim, não são ainda completos. Facebook e Twitter, e dezenas de outros sistemas, são bem pequenos perante o todo. Então porque são tão badalados?

facebook-art-marketing-webinar

É simples. As chamadas redes sociais dedicam-se a formar grupos, aglutinar pessoas, e manter todo mundo em contato permanente. Como todos a sua volta estão por ali, temos a vívida impressão de que “o mundo inteiro” está ali também. Nada é tão longe da realidade. Sua avó, seus primos, seus amigos, e mesmo os amigos dos seus amigos são valiosos para propagar aquilo que vc produz ou vende. Mas eles são apenas isso, um grupo, definido e limitado.

Sucesso nos negócios talvez dependa de uma “base” de potenciais compradores um tantinho mais ampla que esta. Vender só para seus parentes e amigos não basta. Ou será que quando vc montou seu negócio ou investiu em seu trabalho, era para vender apenas para sua família?

Social-Media-Icons

Já são centenas!

Sem mencionar a grande “falha prática” das plataformas sociais: Como sua mensagem, ou post, ou hashtag, ou foto, ou o que for, estão sempre em movimento, a cada minuto, indo sempre do começo para o fim da pagina, a sua visibilidade real é muito pequena. É quase uma loteria você conseguir ser visto. Uma questão de sorte vc postar naquela hora, e ter várias pessoas olhando para a tela naquele momento, e ver seu item. Raras são as pessoas que ficam procurando coisas nas suas linhas do tempo. A quantidade de informação fluindo é grande demais, tornando impossível que a esmagadora maioria consiga acompanhar tudo o que passa por ali.

Se seu objetivo é vender seu produto ou serviço, com certeza vc deve atuar nas redes sociais. Porém, sua grande ferramenta de vendas é o seu próprio website na internet, bem trabalhado, com conteúdo sério, bem indexado, sempre atualizado. Isso sim fará com que o potencial cliente, as pessoas que querem comprar o que você vende ou produz, possa entrar em contato contigo e realizar bons negócios.

Uma dica valiosa: Concentre-se em pensar qual a frase ou palavras o potencial comprador do seu produto ou serviço escreve ao computador, quando ele quer fazer uma compra. Seu site então vai estar no caminho do sucesso!