vBulletin fórum, uma experiência boa

Um bom fórum, ou CMS – Custon Management System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdos, em português) é como uma entidade viva, uma “coisa” (rsrsrsrs) que atua sozinha, obedecendo a regras pré-definidas em sua base, e a atividades setupadas cotidianas, 24/7, existindo quase autonomamente, interagindo com múltiplos usuários, elencando textos, tópicos, fotos, organizando e mostrando conteúdos, os mais diversos, geralmente correlatos ao image_16497tema especifico deste ou daquele fórum. Aceita e conduz usuários aos seus temas de preferência, conversa com eles a partir de emails ou mensagens, interage com as redes sociais, proporciona anúncios e propaganda, enfim, um mundo em si mesmo.

É uma experiencia sensacional para quem é de TI. A riqueza de features, as centenas de possibilidades de setup, e principalmente, a capacidade do vBulletin em ser estável, enquanto gerencia centenas de pessoas ao mesmo tempo, enquanto consome um volume relativamente modesto de recursos de hardware.

Criado basicamente em PHP, o vBulletin é uma ferramenta considerada ultrapassada por alguns. Um fórum de conteúdos, em um mundo onde explodiram as redes sociais, os grupos de Whats App, o Twitter, o Instagram e o Snap Chat, para citar os da vez, a primeira vista parece mesmo coisa do passado.

Entretanto, devemos ponderar: a principal característica de um fórum (CMS qualquer) é ser biblioteca organizada de conteúdo. E agregar em torno disso um grupo de pessoas interessadas em uma tema. E proporcionar a estas pessoas uma experiência interativa, focada, instrutiva e muito especifica. Será mesmo que as redes sociais substituem essas capacidades? Creio que não.

As redes sociais, de um modo geral, são voláteis. Tudo nelas é passageiro, fugaz, rápido, e dependendo do tamanho do grupo em que o usuário está inserido, seus posts serão invisíveis, vão desaparecer no eterno encadeamento de post atrás de post, com o seu sempre descendo a página, rumo ao sumiço. Poucas pessoas pesquisam posts anteriores, a grande maioria fica na primeira ou segunda página.

No fórum, não. Seu post será encadeado sob um tópico de tema especifico, e quase necessariamente lido por aqueles que tenham um interesse similar ao seu. Acredito que essa característica faz de um fórum não apenas uma ferramenta atual, mas também mais efetiva que as atuais fugazes redes sociais.

Cuidados na gestão de um CMS

goforums-forum-reader-for-vbulletin-ipboard-phpbb-mybb-smf-jforum-and-xenforo-1-0-s-386x470Nem tudo são flores em um sistema de gerenciamento de conteúdos. Sua dependência para com bancos de dados e sua vulnerabilidade a erros e ataques externos obrigam a uma série de cuidados práticos:

  • Otimizar constantemente o código (segurança)
  • Manutenção constante dos DataBase
  • Ajustes constantes dos diversos setups (a dinâmica dos usuários deve ser acompanhada, a evolução do fórum obriga novos movimentos todo o tempo. E a complexidade dos diversos setups torna a tarefa tecnicamente viável para poucos)
  • vBulletin não tem suporte nem um volume grande no Brasil. Isso representa um problema prático real (barreira da língua)
  • Observar constantemente, a indexação dos fóruns, tópicos, posts e usuários. Devido a variações no servidor (isso é comum a qualquer banco de dados online) as coisas podem “engripar”, favorecendo as possibilidades de falha catastrófica e perda de conteúdos e usuários
  • vbulletin-garage-2Utilizar diariamente as ferramentas disponíveis no painel do administrador para manutenção e diagnósticos, mantendo toda a estrutura saudável
  • Perfazer as personalizações apenas em .css, derivando seu estilo personalizado sempre a partir do mais novo estilo padrão atualizado
  • Manter os patches de segurança up-to-date
  • Evitar o uso de plugins externos – como em todo sistema, o plugins externo é sempre a sua maior vulnerabilidade. Uma porta aberta a invasões e uma constante fonte de falhas da plataforma original
  • Uso de licença original. Um CMS pirata é e sempre será sinônimo de problemas. Graves.
  • Manter um backup diário

Planejamento e Estratégia

A gestão de qualquer negócio, seja uma loja na rua ou uma virtual, e também um fórum, devem obedecer a um planejamento cuidadoso de suas atividades:

a) Defina seu público: Quem serão seus usuários?
b) Aglutine-os ao seu redor: Use ferramentas web. Redes sociais e técnicas de SEO são a chave para que seu fórum comece a existir.
c) Defina seus custos e receitas: Custos a gente sempre sabe. São sempre terrivelmente altos (rsrsrsrs). Mantenha-os sob controle estrito. Mas e as receitas? de onde virão? como conquistá-las? Onde estão seus potenciais?
d) Trabalhe muito: Um fórum demanda horas e horas diárias online. Ponto. isso não pode ser mudado nem relegado. E a medida que cresce, mais e mais informações e feedbacks serão necessários, mais intermediações e adaptações. Nesta hora você é vendedor, é perito, é relações públicas, é árbitro e juiz. E também senhor do seu sucesso.

*************

Para mais informações e suporte, entre em contato, clique aqui.

 

 

 

Deixe um comentário seu!

%d blogueiros gostam disto: