Google reforça a importância de sites otimizados para celulares

Scorecard e Impact Calculator para ilustrar a importância da velocidade da página nos celulares

Ferramentas – Uma ferramenta mostra como um site otimizado para celulares supera a concorrência. A outra visa ilustrar o impacto que a velocidade da página nos celulares pode ter.

O Google concentrou-se em convencer comerciantes e proprietários de sites para melhorar as experiências do site para celulares há muitos anos . Na segunda-feira 26/2/18, no Mobile World Congress em Barcelona, a gigante das pesquisas anunciou o lançamento de dois novos recursos de benchmarking para paginas em celulares, para ajudar neste esforço: um novo Scorecard mobile e um conversor Impact Calculator.

Ambas as ferramentas visam dar aos profissionais webmasters parâmetros claros para ajudá-los a obter melhor posicionamento e o interesse das partes interessadas para investimentos na velocidade do site móvel.

O Mobile Scorecard usa dados do Relatório de Experiência do Usuário do Chrome para comparar a velocidade de vários sites no celular. Esse é o mesmo banco de dados de latência dos usuários do Google Chrome que o Google começou a usar em sua  ferramenta PageSpeed Insights em janeiro. O Google diz que o Mobile Scorecard pode coletar milhares de sites em 12 países.

Como orientação, o Google recomenda que um site seja carregado e se torne útil dentro de cinco segundos em dispositivos móveis de alcance médio com conexões 3G e em três segundos em conexões 4G.

Para colocar os dados do Scorecard mobile em perspectiva monetária para as partes interessadas, a nova Calculadora de Impacto é projetada para mostrar apenas quanto de receita de conversão que um site está perdendo por causa de sua velocidade de carregamento lento.

A Calculadora de impacto de conversão baseia-se em dados do relatório Estado de desempenho de varejo on-line de abril de 2017 (USA), que mostraram que cada segundo de atraso na carga de uma página em um site de varejo pode prejudicar as conversões em até 20%.

A calculadora mostra como uma mudança no carregamento da página pode gerar receita para cima ou para baixo depois que os comerciantes colocam seus números, visitantes mensais médios, o valor médio da compra e a sua taxa de conversão. O Google criou uma ferramenta similar para editores chamada DoubleClick Publisher Revenue Calculator.

O Mobile Scorecard e a Impact Calculator podem ser acessados aqui.