Google segue com seu foco em celulares

Mobile-first indexing enabled (Indexação para dispositivos móveis ativada como principal)

Dando continuidade à sua virada de foco dos computadores para os celulares, o Google prossegue em seus movimentos nesse sentido. No texto abaixo, informa ao nosso cliente proprietário de um site que a partir de agora as buscas mostrarão apenas (ou principalmente) a versão e conteúdos para celulares de seu site.

Isso suscita os seguintes pontos aos proprietários de websites:

1- sua versão desktop e sua versão mobile precisam ser completas e iguais;
2- o tempo dos sites bonitos e amplos acabou. Seu site precisa aparecer bem e simples nas pequenas telas de celulares. Se não for assim, seu cliente vai olhar outro site;
3- menos informação inútil em seu site, mais do que nunca a simplicidade, o ir direto ao ponto e trabalhar a comunicação dirigida ao seu cliente/prospect são a chave;
4- está confirmado: Redes Sociais são importantes para promoção e agrupamento de potenciais consumidores, mas quem quer realmente aparecer precisa estar de bem com o Google. Site completo, ortodoxo, indexado junto ao Google buscas e mapas (Bing também!)

Prezado usuário do Search Console,
Estamos atualizando uma ou mais das suas propriedades como parte da iniciativa de priorização para dispositivos móveis. Por isso, talvez apareça mais tráfego nos registros dessas propriedades no Googlebot para smartphones. Além disso, agora os snippets dos resultados da Pesquisa Google são gerados a partir da versão para dispositivos móveis do seu conteúdo.
Contexto: com a indexação que prioriza dispositivos móveis, o Googlebot fará a indexação e a classificação usando a versão do site para esse tipo de dispositivo. Assim, será mais fácil para nossos usuários encontrarem o que procuram, já que a maioria deles navega com dispositivos móveis. Os sistemas de rastreamento, indexação e classificação do Google usavam a versão para computador do conteúdo do site. Isso causava problemas nas pesquisas realizadas em dispositivos móveis quando as duas versões do conteúdo eram diferentes uma da outra. Nossa análise indica que as versões do seu site para computador e para dispositivos móveis são semelhantes.