Como um site deve ser?

Sem título-1

Teoria do webmaster por Caetano Maia

Porquê?

Por várias razões. Uma delas é que a computação ainda é jovem, quase recém-nascida, e a coisa da interpretação do mundo humano pelas máquina ainda engatinha em sua primeira idade.

Para explicar,  até mês passado, quando você escrevia uma pergunta ou uma palavra na tela de buscas do Google, ele ia em sua própria memória, buscava estas suas palavras nos sites que ele já tinha indexado, e os mostrava para você, ordenando de acordo com o maior grau de similaridade, dando preferência a websites que ele já tinha “avaliado” anteriormente, e ainda dando uma ajudazinha turbinada aos sites pertinentes que pagavam para aparecer na frente.

Hoje, ele começou a agir diferente: começou a interpretar o que você quer dizer com aquelas palavras! Então, se você escrever “buchas e parafusos”, ele deverá te mostrar lojas de material de construção. Se for mais especifico, “buchas e parafusos em Pinheiros, São Paulo” ele deverá te mostrar as lojas de material de construção ai pertinho da sua casa.

O tamanho deste passo é gigantesco.  O Google tem 15 anos de vida, seu algorítimo de buscas esteve no ar e se desenvolveu pelos últimos 12 anos. Agora coloca no ar seu novo algoritmo chamado Hummingbird (em português beija-flor), que começa a fazer exatamente isso, interpretar. Não é mais uma questão de buscar palavras similares ou sinônimos, e sim entender o que vc quer.

Isso posto, voltamos a questão do início deste texto: Clientes querem sites bonitos, cheio de imagens maravilhosas. Enquanto na prática, um website efetivo é aquele que tem conteúdo, que desenvolve temas, idéias, defende pontos de vista, agrega valor e seja um legítimo representante daquilo que pretende ser. E também sejam bonitos. 🙂

Que tal isso para pensar naquilo que seu site deve ser? E que tal isso para o primeiro passo efetivo em direção a verdadeira Inteligência Artificial?

Simples assim.

“In particular, Google said that Hummingbird is paying more attention to each word in a query, ensuring that the whole query — the whole sentence or conversation or meaning — is taken into account, rather than particular words,” he adds. “The goal is that pages matching the meaning do better, rather than pages matching just a few words…Hummingbird is designed to apply the meaning technology to billions of pages from across the web, in addition to Knowledge Graph facts, which may bring back better results.”

fonte: WebProNews

Deixe um comentário seu!

%d blogueiros gostam disto: