Google +1: esse botão serve mesmo pra quê ?

Estamos começando a ver agora, para todo lado, nas pesquisas, em websites, nas redes sociais, esse botãozinho +1, do Google, uma abreviação para “isso é muito legal” ou “você deveria conferir isso”.

Clique no botão +1 para mostrar publicamente sua aprovação sobre algo. Ao fazer recomendações, você pode ajudar amigos, contatos e outras pessoas na web a encontrar o que há de melhor na internet.

A meu ver, o Google tem dois objetivos em mente:

  1. Limpar a internet, que hoje é cheia de sites sem importância
  2. Tomar do Facebook a hegemonia dos botões  “curtir”

Faz sentido, e explico: hoje a internet tem um player principal que é o Google. E com esse status quo, vem junto muita responsabilidade. Desta vez, sorte nossa, agiram com inteligência, combinando seus próprios interesses  com o atendimento das necessidades do internauta.

Como seria muito arbitrário e inaceitável uma empresa de internet decidir, em meio à vastidão caótica da internet, o que é bom ou o que é lixo, com esse projeto foi delegado a cada um de nós, internautas, o ato de informar se aquela determinada pagina ou site é algo que vale a pena ser visto ou não, se seu conteúdo foi útil ou interessante para você em algum momento. A princípio, uma grande ideia: se gostei ou me serviu para alguma coisa, deixo marcado e aviso aos meus pares, e eles a mim.

Em um segundo momento, é provável que um site ou blog várias vezes marcado com +1 passe a ter maior peso e importância e, portanto, receba melhor colocação e visibilidade nos motores de busca, qualquer um deles, aprenda aí: os principais na internet são o próprio Google, o Bing da Microsoft e o Yahoo. Seu site ou blog precisa estar neles, trabalhe nisso!

Por outro lado, fazer frente ao Facebook é uma necessidade, na disputa de mercado entre eles. A continuar como estava, o Face formou uma rede  interna tão grande que as pessoas nem saem mais dele para nada. Inclusive as compras procuram por lá mesmo. Para o Google, que vive de seus anunciantes e nossos clicks, é um motivo óbvio para “ir a guerra”. Agindo assim, buscam ultrapassar a concorrência, superar as redes sociais e consolidar sua supremacia na web. Muitas vezes, e este parece ser um dos casos, somos nós internautas que ganhamos com isso.

Este tema é importante tanto para o internauta comum, aquele que apenas navega, quanto para os dentre nós que possuem seus sites de presença corporativa ou blogs. Saber o que acontece na internet, e por quê, é estar um passo adiante do seu concorrente. É chegar na frente ao seu consumidor, a diferença entre seus escritos/conteúdos serem lidos ou não.

🙂 Ah! Em tempo: agora que você já sabe o que é, que tal clicar no +1 aqui do lado direito?

Aguardo sugestões ou dúvidas, do tipo “pergunte ao webmaster”… 🙂 🙂

Fiquem em paz e até a próxima.

 post publicado tambem no Cronicas da KBR

 

One thought on “Google +1: esse botão serve mesmo pra quê ?

  1. Pingback: Google +1: esse botão serve mesmo pra quê ? » Crônicas da KBR

Deixe um comentário seu!

%d blogueiros gostam disto: