Por que meu site está aparecendo como inseguro?

O Google e a Microsoft vem trabalhando pesado em informar aos seus usuários quando um site não é seguro. O critério principal que o buscador usa para determinar se um site é seguro ou não é o HTTP x HTTPS. Um site usando HTTP será penalizado exibindo a mensagem de aviso como está abaixo:

E depois de algum tempo, se nada for feito, eles inviabilizam completamente seu site, simplesmente não mostrando mais sua página inicial, apenas uma mensagem muito ameaçadora, assim:

E essa é apenas a parte visível do problema. Internamente, tanto o Google quanto o Bing, que são os buscadores mais usados, deixam de indexar seu site, penalizando-o, o que na prática faz com que você não seja mais encontrado na web.

Além da sinalização de segurança com a presença do cadeado, os sites que possuem Certificados SSL, passaram de HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) para HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), que é a versão segura do protocolo HTTP, sendo o “S” adicionado, a palavra “Secure” significando seguro.

Quando um usuário inicia uma conexão com um site seguro, usando o Certificado Digital SSL, o navegador da web analisa se o certificado é válido, seguro e se está relacionado com o site acionado. No processo de criptografia dos dados existem duas chaves: a primeira que criptografa os dados e a segunda que “descriptogafa” as informações.

A chave embaralha as informações que só poderão ser lidas pelo servidor onde está instalado o certificado SSL, no caso o servidor onde está o hospedado o seu site. Não é comum de acontecer, mas mesmo que no processo algum hacker capture essa chave, não conseguirá ler o conteúdo.

A principal razão para este movimento é incentivar os donos de sites a adotarem a medida de segurança do protocolo HTTPS. HTTP foi por anos o protocolo usado pelos navegadores para enviar e receber mensagens dos servidores. Era ele o responsável por você ler os sites na internet.

Sua evolução, por assim dizer, o HTTPS, criptografa a sua informação com a informação do site que você está acessando. Isso quer dizer que mantém você e suas informações muito mais seguras.

Se você tem um site que continua com o HTTP, você deve mudar para HTTPS. Tudo o que precisa é de um servidor de qualidade, com certificados de segurança, que autentica e protege seu site. Em outras palavras, o certificado avisa o navegador que o site que você está visitando é confiável, e que é seguro conectar via HTTPS.

Temos as melhores opções e soluções. Resolva imediatamente seu site inseguro, clique aqui e entre em contato.

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: